Reportagem
Folha Online
10/03/2008 - 09h12
Assimetria é ruído na relação do Brasil com Uruguai
ANDREA WELLBAUM
da BBC
Politicamente, Uruguai e Brasil parecem mais próximos do que nunca: dois governos de partidos de esquerda que nasceram de movimentos sindicais e com integrantes que se conhecem há muitos anos.
A diferença do tamanho de suas economias, no entanto, tem provocando algumas tensões entre os dois vizinhos.
Apesar de o Mercosul ter proporcionado ao Uruguai acesso a um mercado 46 vezes maior, o país tem tido déficits na balança comercial e --assim como o Paraguai-- tem pedido um tratamento compensatório.
Frustrado, o Uruguai também procurou acordos de comércio bilaterais com outros países, o que foi visto com desconfiança pelos parceiros de bloco.
Comentário
Esta reportagem fala que o Brasil e o Uruguai, politicamente, se parecem muito, mas a diferença do tamanho de sua economia tem provocado alguns desentendimentos entre os dois.
Mesmo o MERCOSUL proporcionando ao Uruguai um maior acesso ao mercado (pelas baixas tarifas), o Uruguai está com déficits na balança comercial e quer ser compensado por isso. O Uruguai também procurou ajuda com outros países e foi visto com desconfiança pelos outros componentes do MERCOSUL.
Sobre o MERCOSUL: MERCADO COMUM DO CONE SUL.
-> O MERCOSUL é a união de países que se unem economicamente com o objetivo de facilitar o comércio entre eles e diminuir custos de produção.
Zona de livre comércio
-> Redução das tarifas entre os membros participantes.
-> O objetivo final é reduzir as tarifas até zero.
DADOS
-> Membros fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
-> Membros filiados: Chile e Bolívia.
-> A Venezuela está solicitando a entrada como membro fixo.
-> O MERCOSUL foi criado em 1991.
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)